Somos especialistas em

Consultoria Ambiental

Consultoria Ambiental Especializada

A gestão das questões ambientais em uma empresa já é reconhecida como uma função organizacional independente e necessária, com características próprias que a distinguem das funções de segurança, relações industriais, relações públicas, qualidade e outras mais com as quais interage.

Nos últimos 19 anos, a equipe da Via Sapia tem desenvolvido soluções próprias para inúmeros problemas ambientais que lhe são trazidos por seus clientes.
Image

A capacidade técnica e a carga de experiências da equipe da Via Sapia já foram reconhecidas por diversas instituições, que solicitaram os serviços oferecidos, incluindo o orgão de controle ambiental do estado de São Paulo, a CETESB.

Nossos serviços

Os trabalhos de consultoria em meio ambiente desenvolvidos pela VIA SAPIA incluem:

  • Avaliação do Desempenho Ambiental de Processos Produtivos;
  • Inventário e classificação de resíduos industriais;
  • Diagnóstico de Áreas Contaminadas;
  • Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas;
  • Plano de Remediação de Áreas Contaminadas;
  • Estudos de Reciclagem de Resíduos;
  • Desenvolvimento de Soluções para Tratamento de Resíduos;
  • Projeto de Minimização de geração de Resíduos;
  • Gestão Global de Resíduos;
  • Levantamento de passivos ambientais;
  • Diagnóstico Ambiental;
  • Coleta de amostras (água; solo; efluentes) e interpretação dos dados analíticos;
  • Treinamentos à distância e in-company;
  • Assessoria junto aos Órgãos Ambientais Estaduais (CETESB, SMA, IAP, Secretaria da Saúde, DAEE, DPRN);
  • Assessoria junto aos Órgãos Ambientais Federais (Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Exército Brasileiro);
  • Licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais estaduais e federais, incluindo, entre outros:Licença Prévia; Licença de Instalação; Licença de Operação; CADRI – Certificado de Aprovação de Movimentação de Resíduos Especiais; Parecer Técnico junto à CETESB; Outorga para captação de águas e lançamento de efluentes; Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras; Processos de Renovação de Licenças;
  • Orientação técnica sobre Legislações Ambientais (Estadual /Federal);
  • Assessoria em Processos Administrativos junto à Órgãos Ambientais
  • Consultoria sobre Inquéritos Policiais Ambientais;
  • Assessoria em Termo de Ajustamento de Condutas – TAC;
  • Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental em conformidade com a NBR ISO 14.001;
Orientações e assessoria em cenários de crise: acidentes ambientais, penalizações, TAC’s.

Avaliação do Desempenho Ambiental de Processos Produtivos


 


Atividades industriais, sob todas as suas formas, possuem uma forte interface com o ambiente que as circundam.

Os avanços do conhecimento humano sobre a importância da preservação do meio ambiente levaram a melhorias significativaos das legislações que tratam sobre o tema, bem como a um aumento do nível de exigência da sociedade quanto ao comportamento ambiental das empresas. Por este motivo, é de vital importância a observação de um comportamento ambiental correto, evitando problemas com órgãos de controle ambiental e comunidades vizinhas às empresas.

Com experiência de 25 anos, a equipe da Via Sapia tem desenvolvido soluções próprias para inúmeros problemas ambientais que lhe são trazidos por seus clientes. Um dos trabalhos realizados pela Via Sapia é a Avaliação do Desempenho Ambiental de Processos Produtivos, que visa, através de técnicas específicas, identificar a interface ambiental das atividades de uma empresa, observando:
    • fontes de emissões atmosféricas, e sua correspondência aos requisitos legais vigentes;
    • fontes de emissões de particulados;
    • fontes de geração de efluentes;
    • fontes de geração de ruíduos;
    • fontes de geração de resíduos sólidos;
    • fontes de consumo de recursos naturais (água, energia, papéis, etc);
    • avaliação de passivos ambientais gerados pelas interfaces (solos e águas subterrâneas).

Uma vez identificadas e classificadas estas interfaces, a equipe da Via Sapia apresenta soluções visando a redução e/ou eliminação destas interfaces, de modo a promover uma melhoria no desempenho ambiental da empresa.

Avaliação de Fornecedores Ambientais

A última década pode ser caracterizada pela consolidação do conceito de gestão ambiental nas empresas. O estreitamento dos requisitos legais, o aumento de exigências da sociedade civil e o advento de sistemas normatizados de gestão, tais como o Atuação Responsável e a ISO 14.001, promoveram uma revolução na filosofia industrial e empresarial.

A correta avaliação dos fornecedores de serviços ambientais, em especial os receptores de resíduos, tornou-se primordial. A própria ISO 14.001 incentiva que fornecedores não apenas sejam avaliados, mas que um programa de incetivos à melhoria ambiental do desempenho seja aplicado a cada um. Cada vez mais torna-se claro o conceito de que um gerador de resíduo será eternamente responsável por usa destinação.

A distribuição geográfica dos diversos fornecedores, porém, vêm se mostrando um dificultador para a realização de avaliações periódicas.
 
A terceirização dos serviços de avaliação é a alternativa que permite que todos os fornecedores sejam continuamente avaliados, com o rigor requerido pela moderna gestão ambiental, mantendo os funcionários de sua empresa voltados aos assuntos mais relavantes no ambiente interno. Além disso, a terceirização garante que a equipe de avaliadores mantenha-se atualizada quanto à exigências normativas e dos requisitos legais.

Entre em contato conosco e peça a visita nosso consultor. Sua empresa descobrirá que a avaliação de fornecedores pode ser muito mais completa e segura do que é atualmente.

Gestão Global de Resíduos

A ABNT - Associação Brasileira de Normar técnicas, define os resíduos como metriais decorrentes de atividades antrópicas, gerados como sobras de processos, ou os que não possam ser utilizados com a finalidade para a qual foram originalmente produzidos. Os resíduos resultam, via de regra, do uso impróprio de materiais ou de energia, ou decorrem de processos produtivos inadequados ou mal geridos.

Um resíduo não é, por princípio, algo nocivo. Muitos resíduos podem ser transformados em subprodutos ou em matérias-primas para outras linhas de produção.

O gerenciamento de resíduos tem-se transformado, nas últimas décadas, em um dos temas ambientais mais complexos. O número crescente de materiais e substâncias identificados como perigosos e a geração desses resíduos em qauntidades expressivas têm exigido soluções mais eficazes e investimentos maiores por parte de seus geradores e da sociedade da forma geral. Além disso, com a industrialização crescente dos países ainda em estágio de desenvolvimento, esses resíduos passam a ser gerados em regiões nem sempre preparadas para processá-los ou, pelo menos, armazená-los adequadamente.

A manipulação correta de um resíduo tem grande importância para o controle do risco que ele representa, pois um resíduo relativamente inofensivo, em mãos inexperientes, pode transformar-se em um risco ambiental bem mais grave.

Empresas de países do Primeiro Mundo já descobriram, há muitos anos, as grandes vantagens de terceirizaram os trabalhos internos de manuseio, acondicionamento, reciclagem e destinação de todos os resíduos gerados no desenvolvimento de suas atividades, incluído-se aí desde materiais recicláveis gerados nas atividades administrativas até os resíduos industriais perigosos.

Com a terceirização, as empresas podem focar seus recursos no aprimoramento de seus processos produtivos, buscando assim uma maior competitividade no mercado, enquanto que as atividades periféricas ficam sob os cuidados de empresas especializadas, como a Via Sapia.

Além disso, ao contratar os trabalhos da Via Sapia, a empresa conta com um know-how de mais de 20 anos no desenvolvimento de soluções que buscam a minimização ou mesmo a completa eliminação da geração de seus resíduos.

SOLUÇÕES INTEGRADAS

Utilizando a experiência da Via Sapia, sua empresa estará criando uma parceira que permite utilizar equipe especializada sem incorrer em contratação e desmobilização de pessoal. Assegura também economia no concurso de profissionais caros e raros.

 

Etapas da Gestão Global de Resíduos

 

Elaboração de Inventário
É realizada uma triagem em toda a empresa, identificando-se quais os resíduos gerados, qual o volume e o local da geração. Neste momento, os resíduos são segregados em dois tipos: recicláveis e não-recicláveis, bem como é realizando levantamento de riscos ambientais existentes nos locais de geração e manipulação dos resíduos.

Coleta/Logística Interna
Com as informações obtidas no inventário, são dimensionadas as atividades de coleta e logística interna (incluindo número de envolvidos, veículos e recipientes necessários). Na coleta, é realizado o levantamento das quantidades coletadas de cada resíduo, registrando origem e número de lote. Os resíduos são então encaminhados para o local de armazenamento, onde se faz a estocagem, de acordo com mapeamento pré-estabelecido.

Armazenamento Temporário
A equipe da Via Sapia realiza um estudo das condições dos locais existentes na empresa para a estocagem temporária dos resíduos, propondo ações para adequá-los as exigências das Normas Brasileiras, bem como realizando levantamento de riscos ambientais existentes nos locais de estocagem.

Recicláveis/Inertes
Os materiais recicláveis e os inertes, segregados no momento da coleta, são quantificados, e então é realizada uma prospecção de mercado, visando obter receptores de tais materiais pelas condições mais vantajosas. Uma vez definidos os receptores, é realizado o dimensionamento da logística de destino final (recipientes e veículos necessários), sendo então tais materiais destinados.

Resíduos classe I e II, orgânicos e infectantes
Resíduos de composição conhecida, com Laudo de Caracterização e CADRI para destinação final, são empilhados. Resíduos novos, com composição desconhecida, serão amostrados por funcionário da Via Sapia, de acordo com a NBR 10.007, e encaminhados para caracterização.
É realizada uma prospecção de mercado, visando obter receptores de tais materiais pelas condições mais vantajosas, bem como avaliação do desempenho ambiental destes fornecedores. Uma vez definidos os receptores, a Via Sapia se responsabiliza por conseguir as autorizações pertinentes junto aos órgãos de controle ambiental. Adquiridas tais permissões, é realizado o dimensionamento da logística de destino final (recipientes e veículos necessários), sendo então tais materiais destinados.

Serviços Prestados

Abaixo, uma breve relação dos principais serviços prestados por nossa equipe na área de consultoria e desenvolvimento de soluções:

APLIQUIM Tecnologia Ambiental
    Implantação de Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com a NBR ISO 14.001, sistema este auditado e certificado desde 2001.
    Investigação, avaliação, e remediação de área contaminada no terreno da empresa.
    Obtenção de licenças ambientais junto à CETESB, DAEE, IBAMA.
    Assessoria em atendimento à penalizações ambientais sofridas pela empresa, incluindo assessoria no atendimento à mídia na cobertura do evento.
    Assessoria em atendimento à interdições sofridas pela empresa, oriunda de fiscalização do Ministério do Trabalho, incluindo acompanhamento de inquérito civil junto ao Ministério Público do Trabalho e orientação para formalização e atendimento de TAC.
    Dimensionamento do sistema de Ventilação Local Exaustora.
    Instalação, operação e manutenção do sistema de VLE.
    Revisão do sistema de VLE para interligação de equipamentos.

 
OSRAM DO BRASIL
    Investigação de contaminação em área fabril.
    Proposição e implementação de processos de descontaminação e prevenção.

DAIMLERCHRYSLER DO BRASIL
    Investigação de contaminação em área fabril.
    Execução de processos de remediação.

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS
    Investigação de contaminação em área fabril.
    Execução de processos de remediação.
    
COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG
    Investigação de contaminação em solo.
    Supervisão dos processos de remediação.
    
INDEBRAS IND. ELETROMECANICA BRAS. LTDA
    Execução de atividades de remediação em área de derrame acidental.
    
MANSERV
    Avaliação de riscos no setor de Manutenção da Unilever Brasil Ltda.
    
BANKBOSTON
    Descontaminação em área de utilidades

VEDIC HINDUS
    Avaliação do Desempenho Ambiental de Processos Produtivos;
    Inventário e classificação de resíduos industriais;
    Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos;
    Análises de Alternativas de Destinação de Resíduos;
    Projeto de Minimização de geração de Resíduos;
    Diagnósticos Ambientais;
    Coleta de amostras (água; solo; efluentes) e interpretação dos dados analíticos;
    Assessoria junto aos Órgãos Ambientais Estaduais (CETESB, SMA, IAP, Secretaria da Saúde, DAEE, DPRN, Policia Civil, Polícia Ambiental);
    Assessoria junto aos Órgãos Ambientais Federais (Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Ministério da Saúde, Polícia Federal, Exército Brasileiro e Conselho Regional de Química);
    Assessoria para obtenção e renovação de Licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais estaduais e federais, incluindo, entre outros: Licença Prévia; Licença de Instalação; Licença de Operação;CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental; Parecer Técnico junto à CETESB;Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras; Processos de Renovação de Licenças;
    Orientação técnica sobre Legislações Ambientais (Estadual /Federal);
    Assessoria em Processos Administrativos junto à Órgãos Ambientais;
    Consultoria sobre Inquéritos Policiais Ambientais;
    Orientações e assessoria em cenários de crise: acidentes ambientais, penalizações, TAC's

25 anos de experiência

Ainda com dúvidas? Mande uma mensagem e entraremos em contato.

Busca no site